Tuesday, April 16, 2019

palavratrovão #1 (thunderword #1)


bababadalgharaghtakamminarronnkonnbronntonnerronntuonnthunntrovarrhounawnskawntoohoohoordenenthurnuk! thunderword. donnerwort. palavra mal dita: palavratrovão. trova-trovão, palavra-palavrão. palavra impossível, palavra indizível, palavra impronunciável. palavra sem sentido que contém tantos sentidos. trovão, trovão, trovão e outra vez trovão. em todas as línguas ou ao menos nas línguas que pode conter uma boca. se o sentido pleno não se revela a uma só consciência, evocaliza a onisciência de todas as línguas, de todos os deuses-trovão: thores, júpiteres, zeuses, iansãs: tonitroante palavra que é o que é. o verbo faça-se, o verbo-luz. verbo inaugurador de mundos que no verbo não cabem, enquanto que o verbo não cabe no mundo. palavra-objeto sonoro, objet trouvé, trovejado, trovado, atrevido, trevado, travado na língua. trovaneio-delírio em joyce, enjoy-se.

Tomando como ponto de partida a primeira das "thunderwords", palavras de cem letras ou mais que perpassam o Finnegan's Wake, último romance de James Joyce, palavratrovão #1 foi escrita e dedicada para o Ateliê Contemporâneo, da Escola Municipal de Música de São Paulo, grupo coordenado por Tiago Gati.

O vídeo acima contém a gravação ao vivo da estreia realizada pelo grupo em 13.12.2018, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes em São Paulo, SP, Brasil.

Com:
Allan Dantas, regente
Gabrielle Camacho, voz
Fabio Simão, trompete
Joachim Emidio, percussão
Samuel Moreira de Mello, violino
Rodrigo Prado, violoncelo
Julio Nogueira, contrabaixo

No comments:

Post a Comment